Receita Federal lança nova ferramenta para impedir fraudes na criação de empresas.
A Receita Federal lançou um novo serviço para proteger o CPF dos contribuintes contra fraudes.
A Redesim, uma rede de sistemas informatizados usada para registrar e legalizar empresas e negócios em nível federal, estadual e municipal, foi criada para padronizar procedimentos, aumentar a transparência, e reduzir custos e prazos de abertura de empresas. Este processo informatizado é composto por sistemas interligados de diversas instituições, como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, OAB, administrações tributárias, e órgãos licenciadores, incluindo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.
Com a nova ferramenta da Receita Federal, o CPF dos contribuintes agora está mais protegido contra fraudes.
Em 2023, houve um aumento de 30% no número de empresas abertas com CPFs fraudados em comparação a 2022. Em 2024, a Receita Federal identificou uma média diária de 15 empresas criadas irregularmente. Normalmente, os dados utilizados para essas fraudes estavam desprotegidos na internet. Com o CPF furtado, os criminosos conseguem criar CNPJs fraudulentos, abrir contas bancárias e até obter empréstimos em nome dessas falsas empresas.
Para proteger seu CPF, basta acessar o site do Governo Federal:
www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim
Selecionar a aba “Serviços e Informações do Brasil”, em seguida “Empresas e Negócios”, “Redesim”, e clicar em “Proteger meu CPF”. Será necessário fazer login com a conta gov.br.
Fonte: Receita Federal e G1