Desde a última sexta-feira, 7 de julho, o serviço Meu Imposto de Renda da Receita Federal passou a exibir declarações omitidas, informa o Jornal Contábil. Disponível no app, no portal eCAC e na página oficial da Receita Federal, essa atualização permite que os contribuintes verifiquem se possuem alguma declaração pendente do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Os contribuintes obrigados a declarar, seja neste ano ou em anos anteriores, e que ainda não apresentaram a declaração, receberão essa informação de omissão. Utilizando as informações pré-preenchidas, eles terão a oportunidade de entender o motivo da omissão e regularizar sua situação ao realizar a declaração em atraso.

Essa medida é essencial para evitar problemas diários, já que a não regularização da declaração resulta na classificação do CPF como “Pendente de Regularização”. Portanto, essa nova funcionalidade do Meu Imposto de Renda é um avanço significativo na consolidação dos serviços do IRPF, segundo José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do Imposto de Renda.

Fonte: Jornal Contábil.