Quem Somos
Desde 1912, nós fazemos contabilidade!
A história da Conteto está diretamente ligada na relação dos imigrantes italianos na região metropolitana de São Paulo.
Tudo se iniciou com a recém desembarcada de Padova, na Itália, a Sra. Maria Ferigato Menato, que logo iniciou naquela época a escrituração fiscal e contábil dos comerciantes da que seria a cidade de Ribeirão Pires, em 1912, quando escriturava pessoalmente os talões de conhecimento de frete para as olarias que embarcavam seus tijolos para Santos através da Ferrovia São Paulo Railway.
Acompanhando as transformações locais e industriais na região, a família Menato foi se especializando em diversas áreas contábeis, de recursos humanos, documentação e processamento de dados, sendo que na década de 1980 a Conteto Serviços Contábeis se solidificou na figura dos sócios Ernesto e Marcelo Menato, pai e filho que continuaram o legado das primeiras anotações feitas com a caneta tinteira da Sra. Maria Ferigato Menato, no início do século passado.
Ernesto Menato
24.12.1931 / 15.02.2021
Descendente de italianos, “Teto” foi trabalhar com o seu tio Euclides Menato em 1951 na chamada “Organização Contábil Menato” que já funcionava desde 1939, sendo formalmente o primeiro escritório contábil da família
Por volta de 1959, “Teto” abriu o seu próprio escritório junto com o seu antigo sócio Hélio de Salvo, que se chamaria então “Contábil Ribeirão Pires”, mas trabalhando sempre em conjunto com a “Organização Contábil Menato”.
No início dos anos 80 os clientes da “Organização Contábil Menato” migraram para a “Contábil Ribeirão Pires” que em 1987 passaria a se chamar “Conteto Serviços Contábeis”.
Em sua vida, trabalhou também como servidor público da Prefeitura de Ribeirão Pires, sendo o primeiro contador dela, foi vereador e presidente da Câmara Municipal, presidente da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) e do Ribeirão Pires Futebol Clube. Foi um dos membros fundadores do Rotary de Ribeirão Pires.
Foi o diretor mais longevo da Conteto e com o seu falecimento em 15/02/2021, seu filho, Marcelo Menato, continuará o legado centenário da família.