27 de outubro de 2019

 

Diante de um cenário de pouco crescimento econômico e constantes atualizações tecnológicas, as empresas precisam cada vez mais de colaboradores especializados e produtivos.

Mas como encontrar e atrair esses profissionais qualificados? A solução pode estar dentro da organização!

Com um mercado de trabalho altamente competitivo, muitas vezes buscar e contratar novas equipes pode sair bastante caro e demorado. Foi aí que as empresas e os setores de recursos humanos começaram a apostar na Cultura do Aprendizado.

Afinal, treinar e capacitar talentos internos pode ser muito mais rentável e eficiente do que buscar novos funcionários. Com a cultura de aprendizado, as empresas incentivam seus colaboradores a aprimorar os conhecimentos e habilidades, trazendo muito mais competitividade para a corporação.

Mas como funciona tudo isso na prática? Continue lendo e veja como a cultura de aprendizado é aplicada em uma empresa!

Entenda o que é a cultura do aprendizado

Abrangendo muito mais do que apenas oferecer treinamentos, eventos, cursos e workshops, a cultura de aprendizado envolve toda uma mudança de pensamento na empresa, passando a ter o compartilhamento de conhecimento como um processo no dia a dia do negócio.

Dessa forma, o perfil comportamental da equipe é transformando, deixando o time mais satisfeito e produtivo. Veja alguns dos resultados que a Cultura do Aprendizado traz:

  • Funcionários mais satisfeitos;
  • Aumento da proatividade;
  • Ampliação da eficiência e produtividade;
  • Desenvolvimento de lideranças;
  • Times mais flexíveis e resilientes.

A cultura de aprendizado precisa de planejamento para sair do papel e gerar resultados concretos. Por isso, os setores de Recursos Humanos e T&D precisam participar ativamente dos projetos, definindo objetivos, prazos e tipos de atividades.

Além disso, serão fundamentais as ações de persuasão e estímulo aos colaboradores, seja com certificações ou seja com um plano de carreira.

Para te ajudar a começar uma Cultura do Aprendizado na sua empresa, separamos algumas dicas. Confira:


1 – Use as lideranças

Aproveitar os líderes da sua empresa, estimulando que eles começam a compartilhar o conhecimento entre os seus liderados.

A ideia pode começar de forma simples, como em encontros quinzenais onde cada dia um diretor ou gerente apresente temas distintos. Como ele já tem o entendimento sobre a empresa, o processo é mais efetivo e bem mais barato do que contratar palestrantes externos, por exemplo.


2 – Acerte na divulgação

Como já falamos, criar meios de incentivar a participação dos colaboradores é fundamental para que se tenha resultados com a cultura do aprendizado.

Tenha em mente que é preciso que eles sintam vontade de evoluir e engajem no projeto, por isso, recompensas são é uma ótima estratégia.

3 – Dê feedbacks

No gerenciamento de equipes, dar feedbacks é indispensável, assim como é na cultura de aprendizado. O retorno é fundamental para que o colaborador saiba se está evoluindo ou se ainda precisa trabalhar algum ponto.

Assim, o participante se sente parte ativa do processo e fomenta o desejo de aprender sempre mais.

4 – Ouça

Além de dar o feedback, é importante também saber ouvir. Assim, a empresa saberá o que pode ser melhorado ou adaptado, podendo oferecer experiências cada vez melhores e mais eficientes.

5 – Avalie resultados

Nenhum investimento em um empresa é feito sem a análise de resultados. E na cultura de aprendizado isso não é diferente.

Saber se os colaboradores colocam em prática o que aprenderam e quais foram as melhorias adquiridas são alguns dos resultados possíveis de mensurar. Outras quatro funções da cultura de aprendizado que podem ser analisadas são: aplicabilidade; compartilhamento; integralidade; flexibilidade.

Como vimos, a cultura de aprendizado ajuda a melhorar o desempenho corporativo porque adapta as ações de capacitação de acordo com os interesses e necessidades de uma empresa.

Fonte: GPME