
E-Consignado: Vem aí nova linha de crédito consignado para celetistas.
O governo federal se prepara para lançar nos próximos dias uma nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores do setor privado: o e-consignado.
O e-consignado será disponibilizado para trabalhadores do regime CLT e, inicialmente, o processo de pagamento será realizado com base em informações do eSocial, a plataforma que já centraliza a folha de pagamento dos trabalhadores.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a taxa de juros média no e-consignado será de cerca de 2,5% ao mês. A proposta do governo tem como objetivo ampliar o acesso ao crédito consignado para trabalhadores do setor privado.
Atualmente, a taxa de juros média de empréstimos para profissionais do setor privado varia de 5% a 5,5% ao mês. Com o e-consignado, o pagamento será feito diretamente pelo eSocial, independentemente do local de emprego do trabalhador, garantindo um juros muito menor, inferior à metade do que se paga atualmente.
O ministro também informou que os trabalhadores terão 90 dias para se adaptarem à nova modalidade de crédito, e que o e-consignado não será atrelado à Selic, a taxa básica de juros.
A previsão é de que o projeto seja enviado ao Congresso Nacional em fevereiro. O governo está considerando o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a multa rescisória em caso de demissão como garantias de crédito.
Fonte: CNN Brasil