Carteira de Trabalho Digital: Quais são as principais mudanças?
27 de outubro de 2019
Nova carteira de trabalho digital já pode oficialmente substituir a de papel, entenda o que muda e como usá-la.
Essa semana a Carteira Digital passou a valer oficialmente como substituta da versão de papel, agora as empresas passam a anotar as contratações, pagamentos e férias dos colaboradores de forma digital mas, vale ressaltar que não é aconselhado se desfazer da antiga.
Nesse artigo você vai ver:
- O que é a Carteira de Trabalho
- A nova Carteira de Trabalho Digital
- Como acessar a nova carteira digital
- O que muda?
- Como “Assino” a Carteira na versão digital?
- O que fazer se eu não conseguir acessar?
- Minhas informações não batem no app e na carteira de papel o que fazer?
O que é a Carteira de Trabalho
A CTPS é um documento obrigatório para toda pessoa que exerça algum tipo de atividade remunerada no Brasil. Ela serve para documentar o seu histórico profissional, ou seja, nela são armazenadas informações das empresas pelas quais você passou, forma de contratação, remuneração, férias e até mesmo anotações de correções salariais.
De fato a CTPS hoje desempenha um papel importantíssimo tanto para o empregador quanto para o funcionário, por meio dela você pode solicitar acesso aos principais direitos trabalhistas, como: seguro desemprego, os benefícios previdenciários e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A nova Carteira de Trabalho Digital
A nova carteira digital vai funcionar basicamente da mesma forma que a anterior, servindo para armazenar seu histórico profissional, assim como aconteceu com a CNH digital, os orgãos públicos estão buscando uma alternativa mais prática e digital para registros das informações, a partir de agora a emissão da carteira será feita preferencialmente por meio eletrônico. Usando o número do seu CPF como forma de identificação, sendo assim o empregador consegue acessar e registrar a contratação do funcionário mediante a apresentação do número do CPF.
Fonte: Marbo Contábil