O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está se aproximando e, mesmo com a extensão do prazo para 31 de maio, é importante lembrar que deixar a declaração para a última hora pode trazer riscos. O sistema da Receita Federal pode ficar sobrecarregado devido ao grande número de acessos próximos à data limite de entrega, o que pode ocasionar lentidão ou indisponibilidade do site.
 
Embora o balanço da Receita Federal, divulgado em 19 de abril, tenha mostrado que mais de 15 milhões de contribuintes já haviam enviado a declaração, isso representa menos da metade dos contribuintes. A expectativa é que sejam recebidas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde registrado em 2022, com 36.322.912 documentos.
 
Vale ressaltar que não cumprir a obrigação dentro do prazo pode resultar em multas e juros. Por isso, é aconselhável não deixar a entrega da declaração para o último dia. O melhor caminho é se organizar com antecedência e enviar a declaração assim que possível.
 
Caso tenha dificuldades ou precisa de uma assessoria profissional para fazer sua declaração para o leão, fale com a a gente.
 
Fonte: Jornal Contabil e G1.