Conteto: 105 anos de um grande legado familiar para a Contabilidade

Há 105 anos, a Sra. Maria Ferigato Menato, desembarcando de Padova (Itália) iniciou um escritório contábil.

Naquela época a escrituração fiscal e contábil era muito diferente e as exigências legais eram outras, mas a gênese deste tipo de empresa foi em 1912 ,quando a Sr. Maria Menato escriturava pessoalmente os talões de conhecimento de frete para as olarias da cidade de Ribeirão Pires embarcarem seus tijolos para Santos através da Ferrovia São Paulo Railway.

O "escritório" naquela época era composto apenas pelos esforços de Maria trabalhando de forma autônoma, mas em meados de agosto de 1940, um dos seus filhos, o Sr. Ernesto Maziero (conhecido como Remo), tomou a iniciativa e abriu um pequeno escritório.

Em janeiro de 1951, Ernesto e Euclides, seu irmão, uniram forças e fundaram a Organização Contábil Menato. Em 1952 Ernesto Menato, neto da Sra. Maria Menato, e sobrinho dos dois sócios, iniciava também sua carreira no escritório da família, admitido como auxiliar de escritório. Começava aí a grande carreira de Ernesto Menato que anos mais tarde seria incorporado como sócio junto ao tio o Sr.Euclides.

Paralelamente à abertura da Organização Contábil Menato, Ernesto Menato , em sociedade com Hélio de Salvo, inaugurou, em 1960, a Contábil Ribeirão Pires S/C Ltda, que no decorrer dos anos passou a ter a denominação que orgulhosamente carrega até os dias atuais: Conteto Serviços Contábeis S/C Ltda.

Durante duas décadas os escritórios Conteto e Organização Contábil Menato trabalharam de forma independente, porém, com o passar do tempo a Contábil Menato foi reduzindo suas atividades até o seu encerramento em 1982, e assim muito dos seus funcionários foram saindo ou se aposentando da empresa, e como consequência, os clientes foram migrando naturalmente para Conteto, pois Ernesto era sócio dos dois escritórios.

Marcelo Menato, filho de Ernesto Menato, ingressou em 1982 como Office-boy da empresa e em 1987, já formado pelo curso superior de Ciências Contábeis, passou a ser sócio da Conteto.

As histórias das empresas de Ribeirão Pires fundem-se com a história desses dois escritórios. No quadro de clientes da Conteto, existem empresas que utilizam seus serviços desde a Organização Menato, e já somam mais de 70 anos de parceria.

Na década de 70, a Conteto possuía um grêmio esportivo onde se praticavam futebol de salão, basquete, vôlei e onde se promoviam vários torneios. Até hoje a Conteto é conhecida por patrocinar vários eventos esportivos e artísticos na região.

Em 1971 a Conteto figurava entre os primeiros escritórios contábeis a possuir um computador. "Era uma máquina muito grande e lenta se comparados com os micros de hoje" relembra Ernesto .

Na esteira desta evolução, em 1975 era constituída a Interdata Processamento de Dados S/C Ltda, que trabalhava com computadores IBM/3 e que tinham como sócios Ernesto Menato, Hélio de Salvo e a Conteto, sendo um dos primeiros birôs a oferecer serviços voltados à escritórios contábeis.

Sempre preocupados com o desenvolvimento humano de maneira geral e em contribuir com um mundo mais justo e responsável a Conteto apoia frentes sem fins lucrativos. "Uma empresa moderna tem que ter responsabilidade social, e a Conteto sabe como fazê-la, pois atende gratuitamente a diversas ONGs e entidades", orgulha-se o Diretor Marcelo Menato.

Além disso, seus diretores participam ativamente de entidades de classe como a Associação Comercial (ACIARP) onde tanto Ernesto quanto Marcelo foram presidentes, Rotary Club Estância, onde Marcelo foi o seu presidente fundador em 2003, SESCON - ABC, Conselho de Desenvolvimento Municipal, entre outras. Ernesto Menato também foi vereador e presidente na Câmara em 1973/1977 e Marcelo Menato foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ribeirão Pires entre 2005 a 2011.

A família segue trabalhando para honrar o legado dos fundadores, fazendo história e servindo de exemplo para novas gerações de contadores e empresários. "Eu penso que a minha bisavó, a Sra. Maria Ferigato Menato, deve estar muito orgulhosa com a nossa família, pois sei que seu sonho era fazer com que sua modesta empresa fosse administrada por seus descendentes com a mesma dedicação, amor e competência da época que ela mesma escriturava os livros das quase centenárias olarias", conclui Marcelo Menato.

Vamos trabalhar juntos? Consulte um especialista contábil